Alunos do programa Viv-À-rte participam de torneio

Intercâmbio e lazer para jovens
Arquivo/JBO/Maurício Maron

A Fundação Marimbeta através do Programa Viv-Á-rte, incentivou a participação dos alunos da oficina de Futebol do educador social Cosme Pereira, no torneio na cidade de Potiraguá. Foram mais de 40 adolescentes que integraram a comitiva que viajou para competir.

De acordo com o Educador Social, Cosme, esses eventos são importantes, por proporcionar a competitividade entre os jovens e disponibilizar momentos únicos de interação entre eles. “Nesse trabalho de socialização dos jovens de Itabuna, é importante desenvolver a competitividade e a interação, e é na disputa desses torneios, que proporcionamos essas ações.”

De acordo com o presidente da Fundação Marimbeta, Junior Teles, as ações desenvolvidas pelo programa Viv-Á-rte, busca efetivar o Protagonismo juvenil nos alunos atendidos e é nos torneios, campeonatos e jogos, que eles vivenciam momentos importantes para a lapidação do caráter e na preparação de grandes cidadãos.

O time formado pelos jovens do programa Viv-À-rte, terminaram na 3° colocação da competição, tendo sido suas apresentações muito elogiada por espectadores locais.

Programa Viv-À-rte

Tendo como órgão proponente a Fundação Marimbeta e parcerias do poder público municipal como as Secretarias de Esportes e Saúde, o programa foi elaborado com o objetivo de atender os anseios da gestão municipal, visando minimizar o índice de exposição dos jovens, de 07 a 19 anos, à violência, criminalidade, drogas e prostituição propondo a eles uma atenção integral de caráter transversal, enquanto estratégia do programa Itabuna Uma Cidade de Paz.

O Viv-Á-rte oferece aos jovens, oficinas de Capoeira, Futsal, Vôlei, Natação, Dança, Artesanato, Teatro, Informática, Fotografia entre outras. As oficinas estão subdivididas em 3 núcleos, são eles:

·      Núcleo de Esportes, que conta com a Supervisão de Rose Sampaio, e o apoio dos esportistas, Joilson da Silva e Luiz Carlos.

·      Núcleo Arte e Cultura, supervisado por Jaqueline Santana.

·      Núcleo de Tecnologia, Informação e Saúde, por Clarissa Aquino.

O programa ainda conta com o apoio da Orientadora Pedagógica Geny Xavier e a Coordenação da Enfermeira Sanitarista, Gestora Cultural e mestranda em Saúde Pública, Dayse Santos, que destaca a importância do programa: “É um grande orgulho fazer parte desta história. Mais do que arte, esporte, saúde e cidadania, o programa VIV-À-RTE é uma junção de sonhos. Em cada oficina, muitos projetos de vida sendo (re) construídos, muitas vidas sendo transformadas, muitos novos começos”.